Divino & Donizete – Raízes Sertanejas
(1999) Raízes Sertanejas
01 Mágoas De Boiadeiro (Nono Basílio-Índio Vago)
02 Fim Do Zé Carreiro (Serrinha-Ado Benatti)
03 Seresteiro Da Lua (Pedro Bento-Zé Da Estrada-José Raia)
04 Ilusão Da Vida (B. Amorim-Teddy Vieira)
05 Piza No Pé (Celinho)
06 Santa Cruz Da Serra (Benedito Seviero-Bigua)
07 Minha História De Amor (Carreirinho-Armando Rosa)
08 Mulher De Ninguém (Paiozinho-Benedito Seviero)
09 Sete Léguas (Siete Leguas) (Graciela Olms-Vs.Sulino)
10 Filho De Índio (Pedrão-Anizio Teodoro)
11 Vinte Anos (Veinte Años) (F. Valdez Leal-Vs. Juracy Rago)
12 A Lua é Testemunha (Uma Noche Serrena Y Oscura) (S. Lozano-Vs.Goiá-Inhana)
13 Malandro (Carreirinho)
14 Rancinho De Taquara (Carreirinho)
15 Irmão Do Ferreirinha (Carreirinho-Teddy Vieira)
16 Morte Do Carreiro (Zé Carreiro-Carreirinho)
17 Rei Da Capa (Benedito Seviero-Pirassununga)
18 Violeiro Desprezado (Craveiro-Rosinha)
19 Amanheci Em Teus Braços (Amañeci En Tus Brazos) (José A. Gimenez-Vs. Pepe Ávila)
20 Sabugueiro (Celinho-Sebastião Aurelio)
AURORA DO MUNDO
CANÇÃO DE NATAL
LEMBRANDO VILA PEQUENA
ESTA NOITE SONHEI CONTIGO
LIÇÃO DE CABOCLO
MINHA MÁGOA
NOITE DE EMOÇÃO
OCEANO DE BEIJOS
PARABÉNS AOS NOIVOS
PESCANDO SAUDADE
POÇO VERDE
SONHAR DE NOVO
Navalha Na Carne (1982)
01 VENTO LENTO (VENENO LENTO) - Balanço
(Tião Carreiro - Zé Matão)
02 FONTE DOS PRAZERES - Tango
(Tião Carreiro - Jesus Belmiro)
03 NOSSAS VIDAS - Guarânia
(Tião Carreiro - José Milton Faleiros)
04 ROMANCE PROIBIDO - Balanço
(Lourival dos Santos - Pardinho)
05 AMBICIOSA - Guarânia
(Vicente Dias - Tião Carreiro)
06 PRETO VELHO - Toada
(Jesus Belmiro - Tião Carreiro - Lourival dos Santos)
07 MUNDO VELHO - Cururú
(Lourival dos Santos - Tião Carreiro)
08 NAVANLHA NA CARNE - Pagode
(Tião Carreiro - Lourival dos Santos)
09 VENENO DA MENTIRA - Cururú
(Tião Carreiro - Jesus Belmiro)
10 NÓ CEGO - Pagode
(Moacyr dos Santos - Tião Carreiro - Pardinho)
11 CRUZ PESADA - Cururú
(Tião Carreiro - Lourival dos Santos)
12 TUDO É BELEZA - Pagode
(Lourival dos Santos - Tião Carreiro)
13 PRÁ TUDO SE DÁ JEITO - Pagode
(Tião Carreiro - Lourival dos Santos)
14 SUSPIRO DA VIÚVA - Pagode
(Lourival dos Santos - Chicão Pereira - Duduca)
Country (também chamado de country e western) é um gênero de música popular que tem suas raízes em gêneros como blues e música dos velhos tempos, e vários tipos de música folk americana, incluindo Appalachian, Cajun e os estilos de música cowboy Western de Red Dirt , Novo México, país do Texas e Texano. Suas raízes popularizadas se originaram no sul dos Estados Unidos no início dos anos 1920.
A música country geralmente consiste em baladas e melodias de dança com formas geralmente simples, letras folclóricas e harmonias, principalmente acompanhadas por instrumentos de cordas, como banjos, violões elétricos e acústicos, guitarras de aço (como pedal steels e dobros) e violinos, bem como gaitas . Os modos Blues foram usados extensivamente ao longo de sua história registrada.
De acordo com Lindsey Starnes, o termo música country ganhou popularidade na década de 1940 em preferência ao termo anterior música caipira; passou a abranger a música ocidental, que evoluiu paralelamente à música caipira de raízes semelhantes, em meados do século XX. Em 2009, nos Estados Unidos, a música country foi o gênero de rádio mais ouvido na hora do rush durante o deslocamento noturno, e o segundo mais popular no deslocamento diário.
O termo música country é usado hoje para descrever muitos estilos e subgêneros. As origens da música country são encontradas na música folk da classe trabalhadora americana e na vida dos operários americanos. Foi inspirado pela música popular americana e pela música folk americana que teve suas raízes na música celta, baladas inglesas tradicionais, canções de cowboy, corridos, música afro-americana, música folclórica francesa e outras tradições musicais folclóricas.
Origens
Artigos principais: música apalaches, blues, folk celta, música dos velhos tempos e música ocidental (América do Norte)
Os principais componentes do estilo de música country moderno remontam às tradições musicais do sul dos Estados Unidos e do sudoeste dos Estados Unidos, enquanto seu lugar na música popular americana foi estabelecido na década de 1920 durante os primeiros dias da gravação musical. A música country foi "apresentada ao mundo como um fenômeno sulista".
Imigrantes do sul dos Apalaches, do sudeste dos Estados Unidos, trouxeram a música folclórica e os instrumentos da África, Europa e Bacia do Mediterrâneo com eles por quase 300 anos, que se desenvolveram na música dos Apalaches e eventual blues e bluegrass. À medida que o país se expandiu para o oeste, o rio Mississippi e a Louisiana tornaram-se uma encruzilhada para a música country, dando origem à música cajun. No sudoeste dos Estados Unidos, foram as Montanhas Rochosas, a fronteira americana e o Rio Grande que funcionaram como um cenário semelhante para baladas indígenas, mexicanas e de cowboy, o que resultou na música do Novo México e no desenvolvimento da música ocidental, e seus estilos musicais relacionados Red Dirt, Texas country e Tejano diretamente relacionadas.
Gerações
A primeira geração surgiu no início dos anos 1920, com a cena musical de Atlanta desempenhando um papel importante no lançamento dos primeiros artistas do país. James Gideon "Gid" Tanner (1885–1960) foi um violinista americano dos velhos tempos e uma das primeiras estrelas do que viria a ser conhecido como música country. Sua banda, a Skillet Lickers , foi uma das bandas de cordas mais inovadoras e influentes das décadas de 1920 e 1930. Seus membros mais notáveis foram Clayton McMichen (violino e vocal), Dan Hornsby (vocal), Riley Puckett (guitarra e vocal) e Robert Lee Sweat (guitarra). A gravadora Okeh Records de Nova York começou a lançar discos de música caipira de Fiddlin 'John Carson já em 1923, seguido porColumbia Records (série 15000D "Old Familiar Tunes") ( Samantha Bumgarner ) em 1924, e RCA Victor Records em 1927 com os primeiros pioneiros famosos do gênero Jimmie Rodgers e a primeira família da música country, a família Carter . Muitos músicos "caipiras", como Cliff Carlisle , gravaram canções de blues ao longo da década de 1920.
Durante a segunda geração (1930-1940), o rádio se tornou uma fonte popular de entretenimento e shows de "dança do celeiro" com música country foram iniciados em todo o sul, no extremo norte em Chicago e no extremo oeste na Califórnia. O mais importante foi o Grand Ole Opry , exibido a partir de 1925 pela WSM em Nashville e continuando até os dias atuais. Durante as décadas de 1930 e 1940, as canções de cowboy, ou música ocidental, que tinham sido gravadas desde 1920, foram popularizadas por filmes feitos em Hollywood, muitos apresentando o rei dos "cowboys cantores", Gene Autry . Bob Wills era outro músico país do Lower Great Plains que se tornou muito popular como o líder de uma " hot string band ", e que também apareceu nos faroestes de Hollywood . Sua mistura de country e jazz , que começou como música de salão de dança, ficaria conhecida como swing ocidental . Wills foi um dos primeiros músicos country a adicionar uma guitarra elétrica ao sua banda, em 1938. Músicos country começaram a gravar boogie em 1939, pouco depois de ter sido tocado no Carnegie Hall , quando Johnny Barfield gravou "Boogie Woogie".
A terceira geração (1950-1960) começou no final da Segunda Guerra Mundial com a música de banda de cordas "montanhista" conhecida como bluegrass , que surgiu quando Bill Monroe , junto com Lester Flatt e Earl Scruggs foram apresentados por Roy Acuff no Grand Ole Opry . A música gospel continuou sendo um componente popular da música country. Outro tipo de música simples e crua, com uma variedade de humores, tornou-se popular entre as comunidades pobres do Novo México , Oklahoma e Texas ; o conjunto básico consistia em guitarra clássica , baixo ,dobro ou guitarra de aço, embora alguns conjuntos maiores apresentassem guitarras elétricas , trompetes , teclados (especialmente o piano honky-tonk, um tipo de piano tack ), banjos e bateria . Este som teve suas raízes na música nativa americana , hispano e da fronteira americana do sudoeste dos Estados Unidos e norte do México , incluindo Western , honky tonk , ranchera e corrido. No início dos anos 1950, uma mistura de swing ocidental, country boogie e honky tonk era tocada pela maioria das bandas country. Rockabilly era mais popular entre os fãs de country na década de 1950, e 1956 poderia ser chamado de o ano do rockabilly na música country, com Johnny Cash emergindo como um dos representantes mais populares e duradouros do gênero rockabilly; O rockabilly também foi um ponto de partida para o eventual superstar do rock and roll Elvis Presley , que retornaria às suas raízes country perto do fim de sua vida. Começando em meados da década de 1950 e atingindo seu pico durante o início dos anos 1960, o som de Nashville transformou a música country em uma indústria multimilionária centrada em Nashville, Tennessee ; Patsy Clinee Jim Reeves foram dois dos artistas sonoros mais populares de Nashville, e suas mortes em acidentes de avião separados no início dos anos 1960 foram um fator no declínio do gênero. Começando no início de 1950, e durante os meados dos anos 1960, ocidentais cantores e compositores como Michael Martin Murphey e Marty Robbins subiu em proeminência como outros o fizeram, ao longo de tradições musicais ocidentais, como Novo México música 's Al furacão . O final dos anos 1960 na música americana produziu uma mistura única como resultado da reação tradicionalista dentro de gêneros separados. No rescaldo da invasão britânica, muitos desejavam um retorno aos "velhos valores" do rock n 'roll. Ao mesmo tempo, faltava entusiasmo no setor country pela música produzida em Nashville. O resultado foi um gênero mestiço conhecido como country rock .
A música de quarta geração (anos 1970-1980) incluía country fora da lei com raízes no som de Bakersfield e country pop com raízes na countrypolitan , música folk e soft rock . Entre 1972 e 1975, o cantor / guitarrista John Denver lançou uma série de canções de enorme sucesso combinando estilos musicais country e folk-rock. Em meados da década de 1970, a música country e Tejano do Texas ganhou popularidade com artistas como Freddie Fender. Durante o início dos anos 80, os artistas country continuaram a ver seus álbuns um bom desempenho nas paradas pop. Em 1980, um estilo de "música disco neo-country" foi popularizado. Em meados da década de 1980, um grupo de novos artistas começou a emergir, rejeitando o som country-pop mais polido que havia sido proeminente no rádio e nas paradas em favor de uma produção mais tradicional "de volta ao básico"; esse movimento neotradicional dominaria a música country até o final dos anos 1980 e foi tipificado por nomes como George Strait . As tentativas de combinar punk e country foram iniciadas por Jason e os Scorchers , e na cena cowpunk do sul da Califórnia dos anos 1980 com bandas como Long Ryders eMojo Nixon .
Durante a quinta geração (década de 1990), a música country se tornou um fenômeno mundial. Dois tipos de artistas gozaram de popularidade dominante: neotradicionalistas, como Alan Jackson , e os artistas country mais amplamente populares , em particular Garth Brooks . The Dixie Chicks se tornou uma das bandas country mais populares na década de 1990 e início de 2000.
A sexta geração (2000-presente) viu uma certa diversificação em relação aos estilos de música country. A influência da música rock no país tornou-se mais evidente no final dos anos 2000 e no início dos anos 2010. A maioria das canções country mais vendidas dessa época estavam no gênero country pop, como as de Lady Antebellum , Florida Georgia Line , Carrie Underwood e Taylor Swift . O hip-hop também deixou sua marca na música country com o surgimento do country rap.
História
Primeira geração (1920)
A primeira gravação comercial do que é amplamente considerada a
Vernon Dalhart foi o primeiro cantor country a ter um sucesso nacional em maio de 1924 com " Wreck of the Old 97 ". O outro lado do álbum foi "Lonesome Road Blues", que também se tornou muito popular. Em abril de 1924, "Tia" Samantha Bumgarner e Eva Davis se tornaram as primeiras mulheres a gravar e lançar canções country. Muitos músicos "caipiras", como Cliff Carlisle , gravaram canções de blues ao longo da década e na década de 1930. Outros artistas importantes foram Riley Puckett , Don Richardson , Fiddlin 'John Carson ,Tio Dave Macon , Al Hopkins , Ernest V. Stoneman , o cego Alfred Reed , Charlie Poole e os North Carolina Ramblers e os Skillet Lickers . A guitarra de aço entrou na música country já em 1922, quando
Segunda geração (1930 de 1940)
As vendas de discos diminuíram durante a Grande Depressão , mas o rádio se tornou umaO mais importante foi o Grand Ole Opry , exibido a partir de 1925 pela WSM em Nashville e continuando até os dias atuais. Algumas das primeiras estrelas do Opry foram Uncle Dave Macon , Roy Acuff e o tocador de gaita afro-americano DeFord Bailey . O sinal de 50.000 watts do WSM (em 1934) freqüentemente podia ser ouvido em todo o país. Muitos músicos executaram e gravaram canções em vários estilos. Moon Mullican , por exemplo, tocou swing ocidental, mas também gravou canções que podem ser chamadas de rockabilly . Entre 1947 e 1949, o cantor country Eddy Arnoldcolocou oito canções no top 10. De 1945 a 1955 Jenny Lou Carson foi uma das compositoras mais prolíficas da música country.
Cantando cowboys e western swing
Nas décadas de 1930 e 1940, as canções de cowboy ou música ocidental, gravadas desde os
Alterar instrumentação
A bateria foi desprezada pelos primeiros músicos country como sendo "muito alta" e "não pura", mas em 1935 o líder da big band de swing ocidental, Bob Wills, adicionou bateria aos Texas Playboys . Em meados da década de 1940, o Grand Ole Opry não queria que o baterista das Playboys aparecesse no palco. Embora a bateria fosse comumente usada por grupos de rockabilly em 1955, o menos conservador-que-o-Grand-Ole-Opry Louisiana Hayride manteve seu baterista raramente usado nos bastidores até 1956. No início dos anos 1960, no entanto, era raro para uma banda country para não ter baterista. Bob Wills foi um dos primeiros músicos country conhecidos a adicionar uma guitarra elétrica à sua banda, em 1938. Uma década depois (1948) Arthur Smithalcançou o sucesso no top 10 das paradas country dos EUA com sua gravação da MGM Records de " Guitar Boogie ", que cruzou para a parada pop dos EUA, apresentando a muitas pessoas o potencial da guitarra elétrica. Por várias décadas, os músicos de Nashville preferiram os tons quentes dos archtop elétricos Gibson e Gretsch , mas um estilo Fender "quente" , usando guitarras que se tornaram disponíveis no início dos anos 1950, eventualmente prevaleceu como o som de guitarra típico do país.
Hillbilly dança
Músicos country começaram a gravar boogie em 1939, pouco depois de ter sido tocado no Carnegie Hall , quando Johnny Barfield gravou "Boogie Woogie". O gotejamento do que foi inicialmente chamado de caipira, ou okie boogie (mais tarde renomeado country boogie), tornou-se uma inundação no final de 1945. Um lançamento notável desse período foi o "Freight Train Boogie" dos irmãos Delmore , considerado parte da evolução combinada da música country e do blues em direção ao rockabilly . Em 1948, Arthur "Guitar Boogie" Smith alcançou o sucesso no top ten das paradas country dos EUA com suas gravações da MGM Records de " Guitar Boogie"e" Banjo Boogie ", com o anterior passando para as paradas pop dos Estados Unidos. Outros artistas country incluíram Moon Mullican , Merrill Moore e Tennessee Ernie Ford . O período caipira do boogie durou até a década de 1950 e continua sendo um dos muitos subgêneros do país no século 21.
Bluegrass, folk e gospel
No final da Segunda Guerra Mundial , a música de banda de cordas "montanhista"
Honky tonk
Quarto De Saudade (1980) A nascente do Rio Turvo (Jesus Belmiro e Leone Belmiro) Adeus Maria (Paraiso e Abel) Canário cantador (Jesus Belm...